"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
"Educar é crescer. E crescer é viver."
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
 

Simplesmente durmo para sonhar!

domingo, 5 de abril de 2009

Projeto: DENGUE NUNCA MAIS - Ano II

O Projeto DENGUE NUNCA MAIS, elaborado pela Coordenadora Pedagógica Maria Emília Loio, foi iniciado e desenvolvido em nossa escola durante o ano passado. Pela sua importância, em 2009 estaremos dando continuidade a ele!
Por este motivo, vamos deixá-lo registrado aqui em nosso Blog.
PROJETO DENGUE NUNCA MAIS - ANO II
JUSTIFICATIVA:
Alastra-se a cada ano pelo estado do Rio de Janeiro a epidemia da dengue - doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Inúmeros casos de dengue hemorrágica (variante mais grave da doença, que pode levar à morte) são registrados, inclusive com vítimas fatais. Por fazer parte do trabalho cotidiano da escola, sentimos a necessidade de desenvolver de forma mais intensa num determinado período atividades de conscientização e prevenção ao mosquito causador da dengue.
OBJETIVO GERAL:
Realizar trabalho preventivo visando não permitir que haja casos de dengue na comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Confeccionar diferentes tipos de materiais informativos (cartazes, propagandas, acrósticos, história em quadrinhos...)
-Pesquisar fatos relacionados à dengue, aparência do mosquito, transmissão, sintomas, tratamento e como combater o mosquito;
-Reconhecer a necessidade de receber bem o agente de saúde;
-Criar paródia relacionada ao tema e cantá-la, reforçando o assunto junto às
crianças de forma lúdica;
-Dramatizar situação relacionada ao tema;
-Realizar caminhadas de conscientização pelo bairro;
-Distribuir “folders” informativos na comunidade no decorrer das caminhadas;
-Criar parcerias com as demais lideranças, órgãos de saúde e meios de
comunicação visando fortalecer e abranger um grupo maior de pessoas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
· Criar um banner de divulgação do projeto;
· Leitura da cartilha do Ministério da Saúde e/ou similares;
· Colorir desenhos relacionados ao tema;
· Montar um mural com a pintura e outros trabalhos dos alunos;
· Agendar visita de profissionais de saúde à escola;
· Pesquisar o mosquito da dengue e os sintomas da doença, em livros e na
Internet;
· Construir um texto coletivo com os alunos para formar um panfleto sobre a
dengue;
· Reproduzir o panfleto no Laboratório de Informática da Escola e distribuí-lo;
· Criar faixas alertando a comunidade escolar sobre a dengue;
· Enviar aos pais termos de autorização para exposição dos alunos nas mídias;
· Recolher os termos de autorização e arquivá-los na escola;
· Coleta de informações;
· Recolher de revistas e jornais impressos notícias sobre a dengue no estado do Rio de Janeiro;
· Formar grupos para a confecção de cartazes informativos sobre a dengue;
· Espalhar os cartazes em pontos estratégicos na escola, inclusive no refeitório.
· Caça aos criadouros;
· Estabelecer parceria com os meios de comunicação locais;
· Agendar com a vigilância sanitária uma vistoria no espaço escolar;
· Passeio na escola para identificação de criadouros do mosquito da dengue;
· Junto com os funcionários da vigilância sanitária, capturar larvas do mosquito transmissor;
· Fotografar os criadouros e as larvas encontradas;
· Promover em sala de aula uma discussão acerca das condições físicas do nosso espaço escolar;
· Confeccionar um blog para expor as fotos e abrir discussões a respeito da dengue;
· Cada aluno deverá fazer uma postagem no blog;
· Divulgar o endereço do blog na escola;
· Construir armadilhas a partir da receita da Mosquitérica;
· Espalhar as armadilhas pela comunidade e instruir a comunidade na sua
utilização;
· Cada aluno deverá entrevistar dez pessoas da rua aonde mora para a
composição de um gráfico de barras para ser divulgado na escola e na
comunidade através de panfletos;
· Composição do gráfico de barras com as informações levantadas pelos alunos na comunidade;
· Discussão a respeito do gráfico e divulgação da pesquisa no blog e murais da escola;
· Dramatizações sobre o tema.
FINALIZAÇÃO DO PROJETO:
· Agendar reunião com os pais dos alunos para divulgação dos trabalhos e
exposição das fotografias tiradas ao longo do projeto;
· Apresentação de músicas e dramatizações aos pais;
· Acessar o blog e pedir aos pais que comentem as questões levantadas no blog;
· Assinatura do banner de divulgação do projeto.
AVALIAÇÃO:
Nos dias que sucederem os trabalhos estaremos avaliando-os em reuniões e
incentivando alunos e comunidade a continuar desenvolvendo atitudes de
combate ao mosquito.

NÃO TEMOS TEMPO A PERDER!

sábado, 4 de abril de 2009


Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha indica que trabalhadores britânicos desperdiçam em média dois dias de trabalho por mês com buscas inúteis na internet.
Além disso, 70% dos 34 milhões de internautas do país perde quase um terço do seu tempo online em buscas que não tem objetivo definido.
O estudo, encomendado pelo site moneysupermarket.com,
analisou os hábitos de 2.412 internautas britânicos adultos.
Os homens seriam o grupo mais afetado pelo problema, que analistas de hábitos na internet batizaram com a sigla WILF, juntando as primeiras letras da frase
"O que eu estava buscando?"
Em inglês ("What was I Looking For?").
O estudo também indica que quanto mais velho,
mais propenso a buscas inúteis é o internauta.
Para quem estiver interessado em saber mais detalhes sobre a pesquisa,
Para evitar que isto aconteça, os professores precisam saber como e onde pesquisar e por onde começar a sua rotina,
senão irão ficar rodando por páginas sem saber o que fazer.
Hoje, o professor tem que saber fazer uma pesquisa direcionada
visando poupar seu tempo e o dos alunos, facilitar a busca e organizar melhor os trabalhos feitos na Internet.



Parabéns pelos seus 119 anos, BARRA DO PIRAÍ!

segunda-feira, 9 de março de 2009


8 de Março! Dia Internacional da Mulher!

quinta-feira, 5 de março de 2009


E VOCÊ? ONDE SE ENQUADRA?

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

PESSOAS DO “SIM” E PESSOAS DO “NÃO”
Luiz Almeida Marins

Pessoas do “não” são aquelas para quem nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... E que tudo é “papo furado”. Pessoas do “não” são aquelas azedas, amargas, que vivem com uma nuvem negra sobre suas cabeças. Pessoas do “não” são aquelas que não tem tempo para nada... São ocupadíssimas (sic) e nada fazem. Pessoas do “não” são aquelas que vivem isoladas e dizem que estão cumprindo seu dever, que é sempre criticar, não participar, não colaborar, não fazer. Pessoas do “não” são aquelas com as quais temos horror em trabalhar.

Pessoas do “sim” são aquelas para quem tudo é possível desde que tentado com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que acreditam em princípio que as pessoas são boas e capazes até que seja provado o contrário. Pessoas do “sim” são aqueles funcionários que estão sempre prontos a colaborar, a testar idéias, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são pessoas entusiasmadas com o que fazem e com o que são e com as possibilidades de fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são as bem humoradas, as com sorriso pronto, aquelas com as quais temos prazer em conviver, conversar, trocar idéias... Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para colaborar, participar, ajudar.

RETORNO ÀS AULAS EM 2009!